Artes Culinárias 9.0 - EHTL's Feasts


Vou começar com uma provocação: olho para estas fotografias, relembro a realidade que retrataram, a memória da primeira impressão, a novidade de algumas apresentações, a radicalidade, que o não procurava ser, de algumas propostas e penso nos jantares que o Heston Blumenthal inventou há alguns anos para a BBC.

Heston's Feasts, a combinação superlativa da pesquisa, do pensamento lateral e das ciências astronómicas, com uma apurada técnica culinária. Não sei se a nossa esquisita clientela nacional será suficientemente curiosa para pagar a subsistência de chefs formados nesta tetralogia, mas que chefs!!!

Provocados o culpados, apresentam-se as provas:

Uma aranha panada empalada sobre um espumoso mar?

Aveludado de Couve-flor com Caranguejo de Casca Mole

Uma língua-rato-mickey-com-orelhas-de-cebola-panada?

Língua de Vitela em Fricassé, com Quinori

Um festival pop-art de geometrias coloridas, melancias que parecem gelatinas - aguuuudas!!! - e discos verdes como amêndoas pousadas sobre posta de pescado?

Corvina escalfada, Flor de Courgete Recheada, Melancia

E a vitela, qual vermelho Moisés, a dividir uma sportinguista composição de purés?

Vazia de Vitela, Tutano Fumado, Puré de Batata e Baunilha

 Se este não é um final cor-de-rosa, eu não sei o que é um cor-de-rosa final.

Migas Doces e Charutos de Amêndoas, Gelado de Framboesa e Lichia
Mais um almoço para memorar, mais um exemplo de como a aprendizagem de uma arte não passa só pela apreensão de certezas - porque não experimentar, correr o risco de maus resultados e saborear os sucessos?

Quem consegue transformar uma língua bovina num manjar apetecível, merece os meus encómios.

Quem me oferece tutano fumado, com  uma subtileza de baunilha, tem toda a minha atenção.

E quem me põe o Sporting e o prazer, no mesmo prato, à mesa, ah, quem me põe o Sporting à frente...


Have fun with Hestie!


Comentários

No último ano..